ODONTOLOGIA NA ERA DIGITAL
Hodiernamente, tudo que nos rodeia passa por algum processo digital: a alimentação, entretenimento, estudo, transporte, lazer, etc. Com a Odontologia não poderia ser diferente, essa digitalização veio a desenvolver, em sobremaneira, os processos de trabalho nas diversas áreas dessa ciência. Consequentemente, desenvolveu-se uma odontologia mais precisa, rápida e segura, em consonância aos fundamentos básicos que norteiam tudo que é desenvolvido e aplicado. Todas as especialidades foram beneficiadas por esse advento, justificando, com isso, o interesse constante dos profissionais em desenvolver e aplicar os recursos digitais nas suas clínicas.
A odontologia digital surgiu em 1957, quando o “pai do CAD/CAM”, o Dr. Patrick Hanratty desenvolveu o PRONTO, primeiro sistema comercial de controle numérico (CNC). Esses sistemas (Desenho e Manufatura assistidos por computador) eram processos mais lentos e menos previsíveis, no entanto avançara significativamente, apontando um horizonte promissor. Com o desenvolvimento tecnológico, o sistema passou a incrementar o processo pela incorporação dos escaneres intra-orais e impressoras 3D de alta precisão. Dessa forma, começou-se o estabelecimento de tratamento sem moldagens convencionais e trabalhos realizados de forma totalmente digital(full digitais).
O escaner pode ser utilizado na clínica para consulta inicial, auxiliando no diagnóstico, facilitando a comunicação com o paciente, registrando a arcada, etc.
Na prótese, podemos realizar o fluxo todo digital para confecção de laminados cerâmicos, coroa sobre dente, implante, planejamento provisório, entre outros. Uma grande vantagem no ato do escaneamento é a possibilidade de avaliarmos os preparos dos dentes no computador, em todos os ângulos, com o paciente ainda na cadeira. Isso evita repetições e torna o tratamento mais dinâmico. Podemos imprimir nesses métodos as placas oclusais, confeccionar guias cirúrgicas para cirurgia guiada de implantes, confeccionar guias de tratamento endodôntico, otimizando esse procedimento. Na ortodontia, planejar e produzir os alinhadores estéticos, colagem indireta de brackets, etc. Todos os tratamentos passam pelo processo de CAI-CAD-CAM (Imagem, Design e Manufatura assistidas por computador).
Sempre surge uma pergunta diante de tamanha tecnologia: O custo é muito alto para aplicar a odontologia digital no meu consultório? realmente os valores dos equipamentos ainda são altos, mas para ser um dentista digital não é necessário comprar os equipamentos. Nós da Evolution Digital Dentistry oferecemos o serviço de escaneamento e o nosso técnico vai ao consultório do dentista a custo bem acessível. Dispomos de uma parceria com o laboratório LAPD que possui fresadora, impressora e confecciona todos os trabalhos do fluxo digital. Portanto, não é necessário um investimento alto, para produzir e tratar os pacientes de forma integrada, digitalmente. Hoje o mercado oferece essa possibilidade de universalização dos serviços digitais.
Por Bruno Lins
Cirurgião-Dentista
Especialista e Mestre em Implantes Dentários
Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital
Ceo da Evolution Digital Dentistry