ODONTOLOGIA NA ERA DIGITAL

  1. Homepage
  2. Dentistas
  3. ODONTOLOGIA NA ERA DIGITAL
ODONTOLOGIA NA ERA DIGITAL

ODONTOLOGIA NA ERA DIGITAL

          Hodiernamente, tudo que nos rodeia passa por algum processo digital: a alimentação, entretenimento, estudo, transporte, lazer, etc. Com a Odontologia não poderia ser diferente, essa digitalização veio a desenvolver, em sobremaneira, os processos de trabalho nas diversas áreas dessa ciência. Consequentemente, desenvolveu-se uma odontologia mais precisa, rápida e segura, em consonância aos fundamentos básicos que norteiam tudo que é desenvolvido e aplicado. Todas as especialidades foram beneficiadas por esse advento, justificando, com isso, o interesse constante dos profissionais em desenvolver e aplicar os recursos digitais nas suas clínicas.


A odontologia digital surgiu em 1957, quando o “pai do CAD/CAM”, o Dr. Patrick Hanratty desenvolveu o PRONTO, primeiro sistema comercial de controle numérico (CNC). Esses sistemas (Desenho e Manufatura assistidos por computador) eram processos mais lentos e menos previsíveis, no entanto avançara significativamente, apontando um horizonte promissor. Com o desenvolvimento tecnológico, o sistema passou a incrementar o processo pela incorporação dos escaneres intra-orais e impressoras 3D de alta precisão. Dessa forma, começou-se o estabelecimento de tratamento sem moldagens convencionais e trabalhos realizados de forma totalmente digital(full digitais).


              O escaner pode ser utilizado na clínica para consulta inicial, auxiliando no diagnóstico, facilitando a comunicação com o paciente, registrando a arcada, etc.


              Na prótese, podemos realizar o fluxo todo digital para confecção de laminados cerâmicos, coroa sobre dente, implante, planejamento provisório, entre outros. Uma grande vantagem no ato do escaneamento é a possibilidade de avaliarmos os preparos dos dentes no computador, em todos os ângulos, com o paciente ainda na cadeira. Isso evita repetições e torna o tratamento mais dinâmico. Podemos imprimir nesses métodos as placas oclusais, confeccionar guias cirúrgicas para cirurgia guiada de implantes, confeccionar guias de tratamento endodôntico, otimizando esse procedimento. Na ortodontia, planejar e produzir os alinhadores estéticos, colagem indireta de brackets, etc. Todos os tratamentos passam pelo processo de CAI-CAD-CAM (Imagem, Design e Manufatura assistidas por computador).


            Sempre surge uma pergunta diante de tamanha tecnologia: O custo é muito alto para aplicar a odontologia digital no meu consultório? realmente os valores dos equipamentos ainda são altos, mas para ser um dentista digital não é necessário comprar os equipamentos. Nós da Evolution Digital Dentistry oferecemos o serviço de escaneamento e o nosso técnico vai ao consultório do dentista a custo bem acessível. Dispomos de uma parceria com o laboratório LAPD que possui fresadora, impressora e confecciona todos os trabalhos do fluxo digital. Portanto, não é necessário um investimento alto, para produzir e tratar os pacientes de forma integrada, digitalmente. Hoje o mercado oferece essa possibilidade de universalização dos serviços digitais.


   




 

 

 

 

 

 

 

 


Por Bruno Lins
Cirurgião-Dentista
Especialista e Mestre em Implantes Dentários
Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital
Ceo da Evolution Digital Dentistry
Author Avatar

About Author

Add Comments